Nova Lei nº 14.375/2022 aumenta desconto e número de parcelas em transações com a União e permite a utilização de prejuízo fiscal para pagamento de dívidas

Lucas Sampaio – Advogado

Foi publicada, no dia 22 de junho, a Lei Federal nº 14.375 que, entre outras disposições, alterou dispositivos da Lei nº 13.988/2020, a qual dispõe sobre a transação de dívidas perante a União. Importante saber que a transação de dívidas faz parte do serviço que permite ao contribuinte, que não realizou fraudes contra a Fazenda e que se enquadra nas modalidades previstas na legislação, regularizar sua situação fiscal perante a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) em condições diferenciadas.

Assim, a nova lei trouxe algumas vantagens aos contribuintes que desejam pôr em ordem as dívidas perante o fisco. Um desses benefícios é a ampliação do percentual máximo de desconto concedido para o pagamento das pendências, que antes era de 50% (cinquenta por cento), para o percentual de 65% do valor total dos créditos a serem transacionados. Ademais, anteriormente vigorava o prazo máximo de quitação da transação em até 84 meses, no entanto, com a nova lei o prazo passou para 120 meses.

Outro benefício interessante, trazido pela nova lei, foi a autorização de transação sobre créditos não inscritos em dívida ativa da União e que estejam em contencioso administrativo fiscal. Nesses casos será possível que o contribuinte apresente proposta de transação fiscal ao fisco a fim de que o saldo possa ser negociado. O que resultará em uma oportunidade de resolver a situação de modo mais célere.

Por fim, a nova lei também permitiu a utilização de créditos de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), na apuração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da CSLL, até o limite de 70% (setenta por cento) do saldo remanescente, já após a incidência dos descontos. Vê-se, portanto, que a nova legislação trouxe importantes ferramentas para facilitar a quitação de débitos federais.

Para mais informações, continue nos acompanhando!

Compartilhar

Tributário

Nosso escritório atua com destacada ênfase no ramo do Direito Tributário, contando com advogados especializados na área, com formação jurídica e também contábil e, ainda, ampla experiência do atendimento de demandas contenciosas, consultivas e de planejamento fiscal nos mais diversos setores da economia. Alguns de nossos sócios têm experiência como auditores fiscais ou como procuradores de entes públicos, o que contribui para o seu profundo conhecimento dos meandros do fisco.

O trabalho de assessoria tributária é desenvolvido em nosso escritório de modo a prevenir e mitigar litígios entre os clientes e o fisco das diversas esferas da federação, bem como a obter máxima economia fiscal. As atividades são desenvolvidas sempre em conjunto com os departamentos contábeis, fiscais e de compliance de nossos clientes, garantindo assim sinergia com as decisões e objetivos empresariais.

Nesse contexto, oferecemos as seguintes soluções jurídicas no âmbito tributário:

Consultivo:

  • Planejamento tributário, incluindo a formatação jurídica de novos negócios e a reestruturação de atividades objetivando a redução do custo fiscal;
  • Opinativos legais e pareceres jurídicos;
  • Assessoramento em auditorias

Contencioso:

  • Assessoria em procedimentos de fiscalização em âmbito federal, estadual e municipal;
  • Defesas, impugnações e recursos em procedimentos administrativos;
  • Propositura de medidas judiciais relativas à matéria fiscal (ações anulatórias, embargos à execução, mandados de segurança, etc);
  • Recuperação de créditos tributários;
  • Desenvolvimento de teses tributárias e realização dos respectivos direitos;
  • Acompanhamento de processos nos Tribunais Superiores (STF, STJ) e nos Tribunais administrativos estaduais (CARF, TIT, TATE, etc);
  • Administração de passivos tributários.