STF concede liminar e suspende cláusulas do convênio referente ao ICMS incidente sobre o diesel

O Relator da ADI nº. 7164 concedeu a liminar pleiteada para suspender a eficácia das cláusulas quatro e cinco do Convênio ICMS nº. 16/2022, bem como do seu Anexo II.

Com a Lei Complementar nº. 192/2022, cujo intuito era, ao implementar a monofasia, uniformizar as alíquotas do ICMS incidente sobre as operações com combustíveis e minorar a sua carga tributária, foi editado o Convênio em comento, buscando disciplinar essa incidência única de ICMS sobre óleo diesel.

O Convênio ICMS 16/2022 definiu uma alíquota “ad rem” única para o diesel em um dos patamares vigentes mais elevados. Ainda estabeleceu, por meio dos dispositivos objeto da liminar em questão, um fator de equalização para cada Estado a ser abatido de tal alíquota “ad rem” máxima, o que, na prática, corresponde à permissão de que cada ente adote sua própria alíquota de ICMS. Isso ensejou na alegação do Presidente da República, autor da ação, de que essa previsão teria acarretado no desvirtuamento do estabelecido na Lei Complementar e um desrespeito ao princípio da uniformidade, previsto no art. 155, §4º, IV, “a”, CF, motivos centrais para a concessão da medida cautelar requerida.

Fontes:

Compartilhar

Tributário

Nosso escritório atua com destacada ênfase no ramo do Direito Tributário, contando com advogados especializados na área, com formação jurídica e também contábil e, ainda, ampla experiência do atendimento de demandas contenciosas, consultivas e de planejamento fiscal nos mais diversos setores da economia. Alguns de nossos sócios têm experiência como auditores fiscais ou como procuradores de entes públicos, o que contribui para o seu profundo conhecimento dos meandros do fisco.

O trabalho de assessoria tributária é desenvolvido em nosso escritório de modo a prevenir e mitigar litígios entre os clientes e o fisco das diversas esferas da federação, bem como a obter máxima economia fiscal. As atividades são desenvolvidas sempre em conjunto com os departamentos contábeis, fiscais e de compliance de nossos clientes, garantindo assim sinergia com as decisões e objetivos empresariais.

Nesse contexto, oferecemos as seguintes soluções jurídicas no âmbito tributário:

Consultivo:

  • Planejamento tributário, incluindo a formatação jurídica de novos negócios e a reestruturação de atividades objetivando a redução do custo fiscal;
  • Opinativos legais e pareceres jurídicos;
  • Assessoramento em auditorias

Contencioso:

  • Assessoria em procedimentos de fiscalização em âmbito federal, estadual e municipal;
  • Defesas, impugnações e recursos em procedimentos administrativos;
  • Propositura de medidas judiciais relativas à matéria fiscal (ações anulatórias, embargos à execução, mandados de segurança, etc);
  • Recuperação de créditos tributários;
  • Desenvolvimento de teses tributárias e realização dos respectivos direitos;
  • Acompanhamento de processos nos Tribunais Superiores (STF, STJ) e nos Tribunais administrativos estaduais (CARF, TIT, TATE, etc);
  • Administração de passivos tributários.