Sancionada lei que devolve PIS/Cofins cobrado na conta de luz

Em continuidade  às recentes novidades legislativas em matéria tributária e com o propósito de reduzir os preços de energia, foi sancionada no dia 28 de junho, a Lei 14.385 que trata da devolução dos valores de PIS/Cofins recolhidos a maior pelas concessionárias de energia elétrica. Na prática os impactos recaem sobre o consumidor, que observará reajustes em percentuais menores na tarifa base cobrada por kWh.

A lei segue a tendência da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a tese da exclusão do ICMS da base de cálculo de PIS/Cofins, de modo que a Aneel deverá promover o ressarcimento para as distribuidoras de energia elétrica. A soma a ser devolvida chega a R$ 60,3 bilhões em créditos tarifários, de acordo com o poder  legislativo.

No setor elétrico, o assunto ganha relevante discussão devido ao impacto da restituição do indébito em benefício direto aos consumidores. A Aneel, antes mesmo da citada Lei, já considerava a devolução integral dos valores cobrados a maior aos consumidores.

Dito isto, em cumprimento ao disposto legal, a devolução se dará por meio de reajustes menores nas tarifas de energia que, segundo detalhamento da Aneel, têm um impacto de médio potencial, o que representa redução de 5,2% nas contas de energia elétrica. Importa frisar que, como as revisões tarifárias consideram outros custos que podem aumentar a tarifa, o ressarcimento dos créditos não implica necessariamente em redução real nas faturas, mas certamente em aumento menor.

Os efeitos serão sentidos de maneira diversa em cada região e área de atuação das concessionárias em razão das diferentes datas de ajuizamento das ações pelas distribuidoras.

Compartilhar

Tributário

Nosso escritório atua com destacada ênfase no ramo do Direito Tributário, contando com advogados especializados na área, com formação jurídica e também contábil e, ainda, ampla experiência do atendimento de demandas contenciosas, consultivas e de planejamento fiscal nos mais diversos setores da economia. Alguns de nossos sócios têm experiência como auditores fiscais ou como procuradores de entes públicos, o que contribui para o seu profundo conhecimento dos meandros do fisco.

O trabalho de assessoria tributária é desenvolvido em nosso escritório de modo a prevenir e mitigar litígios entre os clientes e o fisco das diversas esferas da federação, bem como a obter máxima economia fiscal. As atividades são desenvolvidas sempre em conjunto com os departamentos contábeis, fiscais e de compliance de nossos clientes, garantindo assim sinergia com as decisões e objetivos empresariais.

Nesse contexto, oferecemos as seguintes soluções jurídicas no âmbito tributário:

Consultivo:

  • Planejamento tributário, incluindo a formatação jurídica de novos negócios e a reestruturação de atividades objetivando a redução do custo fiscal;
  • Opinativos legais e pareceres jurídicos;
  • Assessoramento em auditorias

Contencioso:

  • Assessoria em procedimentos de fiscalização em âmbito federal, estadual e municipal;
  • Defesas, impugnações e recursos em procedimentos administrativos;
  • Propositura de medidas judiciais relativas à matéria fiscal (ações anulatórias, embargos à execução, mandados de segurança, etc);
  • Recuperação de créditos tributários;
  • Desenvolvimento de teses tributárias e realização dos respectivos direitos;
  • Acompanhamento de processos nos Tribunais Superiores (STF, STJ) e nos Tribunais administrativos estaduais (CARF, TIT, TATE, etc);
  • Administração de passivos tributários.